Como se comportar em uma entrevista de emprego

COMPARTILHE ESTE ARTIGO
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

como se comportar em uma entrevista de emprego

Um dos momentos de mais ansiedade para a pessoa que quer entrar no mercado de trabalho, é sem dúvida nenhuma a entrevista de emprego.  Muitas vezes o nervosismo e o medo atrapalham a candidata durante a entrevista e ela acaba deixando uma boa oportunidade passar.

Se você tem sofrido e passado maus bocados nesse momento tão importante da sua vida profissional, eu peço que fique calma e descubra agora algumas dicas importantíssimas de como se comportar em uma entrevista de emprego.

 Descubra como se comportar em uma entrevista de emprego

Confira agora 10 formas de como se comportar em uma entrevista de emprego

1) Seja pontual

É importante que você  se programe bem para o dia e horário e chegue pontualmente na hora da entrevista. Por isso, verifique bem a localização do  lugar em que você será entrevistada e planeje antecipadamente a hora que você deve sair de casa e qual a condução deverá leva-la até a sua entrevista.  Pontualidade, demonstra sinal de responsabilidade e que você se importa com o seu trabalho.

Caso aconteça algum imprevisto que faça com que você chegue atrasada, avise antes que não será possível chegar no horário marcado, dessa forma  você também estará demonstrado que é responsável e séria no trabalho.

2) Seja sincera

Um dos maiores erros dos candidatos a uma vaga profissional é a mentira, pois ela é inútil.  Afinal, mesmo que você passe na entrevista de emprego mentindo, quanto tempo acha que você vai ficar no trabalho? E quando te pediram para fazer aquilo você disse que sabe mas na verdade não sabe ?

O mesmo vale para questão comportamental, se você mentir e dizer que tem um comportamento que não faz parte da sua personalidade, você acha que irá conseguir fingir e disfarçar a sua forma de se comportar por muito tempo ? É obvio que quem entra no emprego com uma mentira, não durará muito tempo e dificilmente passará da fase de experiência.

Além disso nos dias de hoje com a experiência dos entrevistadores  e os diversos métodos que eles usam, é possível detectar  com facilidade o que é mentira e o que é verdade, por isso é muito difícil que alguém que minta consiga passar na entrevista.

3) Fique calma

O nervosismo  atrapalha bastante o seu desempenho em uma entrevista de emprego, pois além de tirar o sono de muita gente que fica apreensiva para a entrevista, o nervoso pode até te desconcentrar. E no final de contas se você responder todas as perguntas com naturalidade e sinceridade, não existe razão para ficar  nervosa.

Você deve ficar calma  e não deixar o nervosismo te controlar, pense que você vai para um bate-papo normal e tudo que você precisa fazer é ser sincera nas resposta e se comportar com postura e educação. Responda tudo com tranquilidade, como se você estiver conversando com um conhecido qualquer

 4) Tenha  postura

Além de manter a calma, você deve ter uma postura que transmita tranquilidade e confiança para a pessoa que te entrevistar. A postura começa na chegada, se você tiver que esperar o entrevistador, não  fique andando pelos lados ou roendo unha, pois isso aparenta ser um sinal de descontrole emocional.

Enquanto estiver esperando para ser chamada para a entrevista, procure uma cadeira ou um sofá para se sentar de maneira confortável, é claro que você não deve se esparramar como se estivesse em casa.

Quando chegar o momento da entrevista, seja educada e comprimente com firmeza o entrevistador e quando ele convidar para sentar, sente-se com uma postura reta em direção a ele, mantendo a sua firmeza.

5) Preste atenção no se entrevistador e não desvie os olhos

No momento em que você estiver fazendo a entrevista, preste bem atenção em cada palavra do entrevistador e transmita para ele que esta  atenta e em sintonia com ele, por isso você deve estar sempre com o olhar em direção  aos olhos dele e evite desviar os olhos, pois além de indicar atenção, esse tipo de postura também demonstra que você está confiante e preparada para a vaga.

 6) Reflita sobre os seus pontos fortes e pontos fracos

Uma das perguntas mais comuns em uma entrevista de emprego é em relação aos seus pontos fortes e pontos fracos e para você não ser pega de surpresa, reflita sobre isso em casa. Comece a pensar agora mesmo quais são os seus pontos fortes e pontos fracos e quando essa questão aparecer, responda com sinceridade sem nenhum exagero.

7) Não deixe o celular tocar

Quando você estiver na entrevista, não deixe que o seu celular toque de jeito nenhum. Antes de entrar para ser entrevistada, você deve estar com o celular desligado ou no modo silencioso.

8) Seja objetiva e não enrole demais

Quando você tiver respondendo uma pergunta não fique enrolando demais, contando historias mirabolantes e etc. A sua resposta não deve ser sempre excessivamente curta, mas também não pode se aproximar de um discurso. Seja objetiva e responda baseado unicamente na pergunta, de forma clara e sem nenhum tipo de gíria ou palavra pejorativa.

9) Vista-se de maneira adequada e sem exagero

Além de saber como se comportar em uma entrevista de emprego, é importante que você cuide da aparência e da higiene. Por isso na hora de se arrumar, esteja limpa e arrumada, mas sem exagero e não vista nada que chame muito a atenção como: decotes, minissaias, roupas com muito brilho, brinco excessivamente grande e não exagere também no perfume. Procure vestir algo mais clássico e que seja discreto.

10) Não se esqueça de levar o currículo

Tenha sempre um currículo em mãos e não se esqueça de leva-lo para a sua entrevista, lembre-se que ele deve dizer de forma bem resumida a sua trajetória e experiência profissional e sua capacitação. Em geral ele não precisa ter mais que uma página.

Não se culpe por não ter conseguido a vaga

Mesmo tendo se comportado bem na entrevista de emprego e ainda ter várias qualificações, isso não significa que você irá ficar com a vaga,  pois muitas vezes mesmo que a empresa goste de você e admire as sua habilidades, o perfil especifico para uma determinada vaga não se encaixa com as suas características. Por isso não se culpe, se você não conseguir passar na entrevista nunca desamine e lembre-se que um profissional honesto e bem qualificado sempre terá lugar no mercado.

entrevista de emprego


COMPARTILHE ESTE ARTIGO
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Written by Mari

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *