A famosa TPM (tensão pré menstrual) é algo que prejudica grande parte das mulheres, pois de acordo com o ministério da saúde, a TPM atinge mais de 70 % de mulheres no Brasil. Infelizmente para imensa maioria das mulheres que sofre desse mal, a TPM não tem cura, porém existem algumas atitudes que mulher pode tomar para aliviar os sintomas da TPM.
Os Sintomas da TPM
O sintoma que as pessoas mais associam com a tensão menstrual é a irritabilidade, muita gente indentifica a mulher quando fica mais irritada e agressiva como sinônimo de TPM. Porém exstem muitos outros sintomas da TPM e eles vão além do estado psicológico e prejudicam o organismo da mulher, afinal o que causa a TPM são algumas alterações hormonais que ocorrem no período próximo a menstruação. Veja alguns desses sintomas
- Nervosismo
- irritabilidade
- Ansiedade
- Baixa auto estima
- Dor de cabeça
- enjoo
- vômitos
- cansaço
- falta de concentração
- prisão de ventre
- diarreia
- dores no abdômen
- inchaço
- dor nas mamas
- contrações musculares
- diminuição do desejo sexual
- desmaios
- palpitações
- depressão
- A mulher fica hipersensível
Descubra como aliviar os sintomas da TPM
Se você se sente incomodada com a sua tensão menstrual e quer saber como lidar melhor com essa situação, descubra agora as dicas de como aliviar os sintomas da TPM.
1)Pratique atividade física
A atividade física é um ótimo remédio para diminuir os transtornos causados pela tensão pré menstrual, pois a pratica do exercício físico ajuda no funcionamento do intestino e libera a endorfina, o hormônio que causa a sensação de prazer e bem estar fazendo com que você se sinta melhor consigo mesma e menos irritada.
2)Reduza a cafeina
A cafeina é um estimulante e por isso ela colabora com a insonia e a irritabilidade e deve ser evitado durante esses dias.
3) Reduza a ingestão de sal
O sal ajuda na retenção de líquidos e por isso aumenta inchaço, por tanto seu consumo deve ser reduzido durante esses dias.
4) Beba muita água
A água diminui a retenção de líquidos e por isso ela é ótima para combater o inchaço que costuma ocorrer durante a TPM.
5) consuma alimentos com magnésio
O magnésio é ótimo mineral para ser consumido durante os dias de tensão pré menstrual, pois ele ajuda a diminuir a ansiedade e a irritabilidade. Esse mineral pode ser encontrado em alimentos como: aveia,banana, beterraba, arroz integral, abacate, verduras de folhas escuras, nozes, castanha, amêndoas, soja, cereais integrais e etc.
6) Consuma alimentos com fibra
As fibras estão presente nos alimentos integrais, frutas e vegetais e elas ajudam a manter o açúcar no sangue estável, diminuindo a vontade excessiva de comer doces que é muito comum durante o período de TPM.
7) Consuma omega 3
Os alimentos com omega 3 ajudam a diminuir a irritação e combate a depressão. O omega 3 pode ser encontrado em peixes de água fria(salmão, arenque e atum) e óleo de linhaça.
8) Consuma alimentos de vitamina B6
Os alimentos com vitamina B6 também são ótimos para combater a TPM já que eles aumentam a sensação de bem estar e diminuem a irritabilidade.Entre os alimentos que contém vitamina B 6 estão as nozes, amendoim, batata, banana, abacate, gérmen de trigo, salmão, atum, figado de boi, aveia e avelã.
9) Fuja do estresse
Ficar extremamente irritada e perder totalmente o controle são comportamentos comuns em uma uma mulher com TPM, por isso o ideal nesses dias é tentar fugir de situações estressantes. Nesses dias você deve evitar se envolver em confrontos e brigas e se você estiver com o dia livre aproveite para descansar, relaxar e fazer as coisas que você mais gosta e que te dão mais prazer.
10) Em determinados casos é necessário o tratamento médico
Se você já tomou todas as atitudes listadas nesse artigo e muitas outras e acabou não dando certo, pois você se sente péssima e não tem mais nenhuma ideia de como aliviar os sintomas da TPM.
Se esse é o seu caso, você deve procurar orientação médica e ele irá encaminhar você para um tratamento. Pois existem certos tipos de TPM que precisam ser tratadas com ajuda médica, geralmente o especialista que deve ser procurado nesses casos é o ginecologista .
Leave a Reply