Descubra se o book rosa existe
Ultimamente um dos assuntos mais comentados no momento em relação ao mundo da moda é sobre um tal de book rosa. Para quem não sabe o que isso significa, o book rosa é acontece quando modelos são submetidas a encontros sexuais com empresários ou patrocinadores.
O assunto ganhou destaque com a novela da Globo Verdades Secretas, nessa trama a protagonista conhecida como Angel(interpretada por Camila Queiroz) é uma jovem que inicia a carreira de modelo e a pedido da própria agência que trabalha, começa a fazer book rosa e entre os homens que ela se envolve está o empresário Aléx( interpretado por Rodrigo Lombardi).
Após o início da novela muita gente ficou curiosa para saber se no mundo real as coisas acontecem de acordo com que é retratado pela novela. Pois bem, para tentar esclarecer se a novela Verdades Secretas tem alguma relação com o mundo real decidi realizar algumas pesquisas para responder a pergunta ” book rosa existe ?”
Será que o book rosa Existe ? Confira agora
Ao realizar algumas pesquisas me deparei com a opinião de duas modelos que fazem parte do elenco da Novela, uma delas é a famosa top model internacional Alessandra Ambrósio que durante uma entrevista para o site Ego, afirmou que essa pratica existe tanto no mercado nacional quanto no internacional, mas disse que isso nunca aconteceu com ela ou com alguém próximo e que sempre esteve cercada de bons profissionais. Já a modelo Yasmin Brunet diz em uma entrevista para o site Heloisa Tolipan que o book rosa existe sim e ainda dá graças a deus por ter alguém que está falando sobre isso.
A modelo Micheli Provensi na sua coluna no Estadão afirma que muitas modelos estão indignadas com a novela Verdades Secretas e diz que tem até colega querendo fazer abaixo assinado contra roteiro.
Micheli ainda menciona que a insinuação da novela que a maioria das modelos começa a fazer book rosa para aumentar o cache é totalmente ficcional e que durante a sua carreira nunca foi convidada para fazer book rosa e nunca conheceu ninguém que tenha feito, a unica coisa que Micheli já ouviu sobre o book rosa são alguns boatos do tipo “dizem que a fulana fez”.
Outra do grupo das modelos que opinou sobre o book rosa foi top Guisela Rhein que atua no mercado há 12 anos, em uma reportagem para o site da Marie Claire, Guisela disse que nunca passou por uma situação parecida com o folhetim, mas que o book rosa existe em agências sem reputações nenhuma, no entanto esses casos são raros.
Um reportagem intitulada como “Nenhuma agência séria quer imagem associada a prostituta” feito pelo Terra (portal de internet) na semana passada, entrevistou vários donos de agências de modelos do Brasil, todos eles afirmaram que a novela traz não um retrato totalmente fiel da realidade e que ela ainda pode gerar confusão para quem está começando na carreira, que fica sem saber o que é realidade e o que é ficção. Já Eli Hadid dono da Mega Model Brasil diz a frase ” Nenhuma empresa séria vai querer a sua imagem associada a uma puta ou drogada”. Ao pronunciar essa frase, Eli diz que o book rosa não faz parte do padrão das agências de modelos de passarela e fotos.
Conclusão
Tenho contato com muitas pessoas que trabalham ou trabalharam no mundo da moda, e o que a maioria me diz é que é raro conhecer alguém que tenha feito book rosa, mas que já ouviu um ou outro caso parecido. A conclusão que eu cheguei em relação a essa pratica, seja através do contato com as pessoas que eu conheço e de tudo que ouço a respeito na mídia e na internet é que o book rosa existe, porém não é algo que podemos dizer ser padrão para as agência de modelos e nenhuma agência séria e com reputação pratica book rosa. Garanto que a maioria das modelos que tem uma carreira sólida no mundo da moda não fizeram ou fazem book rosa.
Apesar de tudo isso qualquer garota ou até mesmo garotos que querem ser modelos precisam tomar cuidado com a escolha da agência de modelo. É preciso conhecer bem os profissionais e a reputação da agência, caso a modelo seja menor de idade, os pais precisam estar cientes de tudo que a agência exige e acompanhar o trabalho da filha ou do filho.
Leave a Reply